Estrutura

Plenário
O plenário João Manoel de Lima e Silva é o local das sessões ordinárias e extraordinárias dos vereadores, com espaço para os parlamentares e um auditório para cerca de 100 pessoas, que comparecem para assistirem os trabalhos Legislativos. As sessões são realizadas todas as segundas-feiras, a partir das 14 horas, exceto durante o recesso parlamentar, que dura 45 dias, de 15 de janeiro à 1 de março. Além das reuniões semanais dos vereadores, o plenário é utilizado também para eventos, como seminários, audiências públicas e convenções, que são utilizados por entidades caçapavanas. O empréstimo do local é solicitado com antecedência à direção da Casa. Ligado ao plenário, fica a sala das comissões, onde os agentes de plenário preparam e organização as sessões em parceria com a Comissão de Constituição e Justiça.

Plenário acolhe as discussões sobre o futuro do Município

Coordenadoria de Plenário
A coordenadoria de plenário é o setor da Câmara que organiza todas as atividades das sessões plenárias, além de solenidades, reuniões e encontros que sejam realizados dentro do plenário. Outra atribuição desta coordenadoria é o protocolo dos expedientes das sessões, além dos projetos de lei que tramitam na casa, atas e gravações. Os responsáveis por este setor são os servidores Guilherme Silva, Coordenador e Arthur Machado, Agente de Plenáio .



Recepção
O saguão do Poder Legislativo, Vereador José Galeno Teixeira, acomoda a recepção da Câmara, onde a sua finalidade é atender as pessoas que procuram vereadores ou funcionários, orientando os locais e registrando através de cadastro as pessoas que visitam o Legislativo. Este setor tem também como finalidade, recepcionar convidados especiais da presidência da Casa e orientar a comunidade para se dirigirem ao plenário nas sessões ordinárias ou solenes. A recepção é coordenada pela servidora Fátima da Silva Silveira.



Direção Geral
A direção geral da Câmara de Vereadores é responsável pela administração da Câmara; promover a integração das atividades desenvolvidas pelos órgãos auxiliares da Câmara, assinar correspondências, certidões e atestados, assessorar a presidência e a mesa diretora na divulgação das atividades da Câmara de Vereadores, autorizar compras e aquisições de materiais, bem como de serviços relacionados a reformas e manutenções do prédio do Legislativo, entre outras. O diretor geral do Poder Legislativo é o jornalista Daniel Miranda.



Presidência
Todos os funcionários da Casa são subordinados ao Presidente, que, além disso, administra um orçamento de aproximadamente R$ 3.500.000,00 que são distribuídos em 12 parcelas mensais (duodécimos). O presidente para o exercício 2018, é o vereador Marcos Vivian do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, que tomou posse no dia 1º de janeiro e encerra seu mandato no dia 31 de dezembro do mesmo exercício. A presidência conta com um chefe de gabinete, Gustavo Pereira Gonçalves, que entre outras atribuições de assessoramento é responsável por representar o presidente, quando por isso for designado, marcar as audiências da presidência, e prestar assistência à mesa diretora e as comissões.





Chefe de Gabinete da Presidência
O chefe de gabinete do presidente do Legislativo é responsável pela agenda de reuniões, viagens e toda a documentação que o presidente precisa assinar e despachar. O cargo é exercido por Gustavo Pereira Gonçalves.




Contabilidade e Tesouraria
O setor de contabilidade e tesouraria da Câmara é o local de controle financeiro da casa e também de recursos humanos, onde é realizado o processo da folha de pagamento. Este setor possui três funcionários, a contadora, Márcia Helena Assunção da Silva, a tesoureira, Estela Martins Vivian e o responsável pelo recursos humanos, Fabiano Pazinato. O local também é responsável pelo almoxarifado e o arquivo da Câmara.



Secretária Geral
A secretaria geral da Casa, tem como finalidade assessorar a direção geral e a presidência, coordenar o protocolo e expedientes internos e externos, além de responsável por uma ligação formal junto ao executivo e assuntos diversos relativos a burocratização do Legislativo. A secretária geral da Câmara é a servidora Suzete Oliveira.



Assessoria Jurídica
A assessoria jurídica da Câmara possui diversas finalidades importantes. Fornecer pareceres sobre todos os projetos de leis que tramitam na Casa, tanto de origem Legislativo, quanto Executivo. Além de orientar a presidência e os demais vereadores sobre os tramites legais de suas funções, elaborar contratos de terceirização e analisar a legalidade das ações da Casa. O assessor jurídico da Câmara é o advogado Júlio Cesar Peres Coradini.



Assesoria de Imprensa
A assessoria de imprensa do Poder Legislativo é o setor responsável por toda e qualquer atividade da Câmara sobre comunicação, que envolva os veículos de comunicação de massa do Município e da região. Elaborar matérias jornalísticas, boletim de rádio, protocolo e organização de homenagens, além de divulgação para web sites. O assessor de imprensa da Câmara é o jornalista Lorenzo Stefani, com auxílio da estagiária Tisa Lacerda.


Central Telefônica
A central telefônica da Câmara é o local que concentra todas as ligações externas e internas da Instituição, que são controladas e organizadas pela servidora Daiane Melo Pazinato. Neste local fica distribuído os ramais do prédio e as linhas para ligações.